COMUNICADO


O Clube Enxadrístico de Pinheiros retoma suas atividades com protocolo de segurança determinado pela Vigilância Sanitária: abriremos para o público geral aos sábados das 15:00 às 17:00h. E aos domingos, das 09:30 às 12:00h; Outros dias e horários deverão ser combinado com os membros, com aprovação da Diretoria .
Se tiver quaisquer sintomas de resfriado, por gentileza, não compareça.

Aprenda com seus erros

GM Rafael Leitão
Para jogar xadrez melhor, não basta apenas ficar estudando. É preciso praticar. Acho que isso é fundamental em qualquer área do conhecimento: equilibrar teoria e prática.

Como diz o Joshua Foer no excelente livro “Um passeio na lua com Einstein”: apenas treinar não é suficiente. Para melhorar, nós precisamos olhar o nosso fracasso e aprender com nossos erros.

Um enxadrista, então, precisa jogar. Esse foi um problema que tive no começo da minha carreira. Morando em São Luís, sem torneios e sem internet, tinha que viajar constantemente até que resolvi me mudar para São Paulo, com 15 anos.

Hoje é mais fácil. Além dos torneios normais, você pode também jogar na internet. Incluir partidas de treinamento online é fundamental para um progresso mais rápido. Temos que aproveitar a tecnologia.

Mas claro que isso não substitui os torneios normais e também não é pra você ficar jogando online como um louco, derrubando a seta do adversário e depois publicando no Face para os seus amigos olharem. O importante é equilibrar teoria e prática e fazer isso com um propósito.

E alguns me perguntam: devo jogar torneios fortes ou começar jogando com enxadristas do meu nível?

Para responder, cito o Kasparov: “My rule of thumb is, lose as often as you can take it”, em tradução livre: Minha regra geral é, perca o máximo que você aguentar.

Jogar com jogadores mais fortes é muito mais importante. É aí que você aprende. Então perca o quanto você aguentar e saiba que isso é importante para o seu aprendizado.

Depois disso, analise suas partidas com detalhes. Veja onde errou. Faça um relatório de erros. Melhore sua programação de treinamento. Treine com disciplina. Jogue de novo. Repita o processo.

No xadrez, como na vida, é fundamental aprender com os erros.




Até a próxima,
Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário